Conheça Tiradentes-MG

Tiradentes é conhecida mundialmente por sua riqueza arquitetônica e por seus deliciosos pratos da culinária mineira. A cidade é marcada por um privilegiado patrimônio histórico e cultural e, se destaca pelas belezas naturais. Cercada pela Serra de São José, a cidade possui um calendário repleto de eventos o ano inteiro, com uma diversidade de opções culturais.

Tiradentes é exemplo em sustentabilidade, pois é a primeira cidade de Minas Gerais e a terceira do Brasil a conseguir o licenciamento para instalação do bioaterro e a adotar a técnica do Biodigestor, tratando 100% do seu lixo. Além disso, o serviço de saúde da cidade tornou-´se referência na Região das Vertentes com o atendimento de urgência e emergência, trazendo assistência imediata para os moradores e turistas. Todas as melhorias feitas no município garantiram a Classificação A da cidade no Mapa do Turismo.

Para quem gosta de cidades históricas, Tiradentes não pode ficar de fora da lista de viagens. Com ruas de pedras, a cidade preserva casarios coloniais, igrejas barrocas, importantes museus, uma vasta cadeia de pousadas e restaurantes.

Um passeio imperdível é a viagem de Maria Fumaça, de Tiradentes a São João del-Rei, pela Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881, por Dom Pedro II. A locomotiva é uma das poucas máquinas à vapor em atividade no mundo e a mais antiga em operação no Brasil.

O Largo das Forras é a principal praça da cidade. Ao redor dela estão localizadas uma grande quantidade de bares, restaurantes, pousadas, lojas de artesanato, produtos típicos e serviços de informação ao turista. Nesta praça está o segundo monumento construído no Brasil em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), inaugurado em 1892, ano de celebração de 100 anos da morte do Alferes Tiradentes.

O Chafariz de São José, construído em 1749, possui uma imagem de São José de Botas, padroeiro dos bandeirantes e desbravadores.  A água abastecia os habitantes e animais da cidade.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, é a mais rica em ouro de Minas Gerais, a segunda do Brasil. Um dos mais belos templos barrocos modificada em 1810 por Aleijadinho. O relógio de sol em pedra sabão colocado no adro da igreja em 1875, tornou-se símbolo da cidade.

No Largo do Sol, espaço amplo e arborizado, estão localizados a Igreja de São João Evangelista e o Museu Padre Toledo, considerado o local onde ocorreu a primeira reunião dos participantes da Inconfidência Mineira. A estátua em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier – Alferes Tiradentes – inaugurada em 2002, também  fica no Largo do Sol.

O Bosque Mãe D’Água é uma reserva florestal localizada aos pés da Serra de São José, atrás do Chafariz. É possível percorrer este bosque por meio de uma trilha cercada de mata nativa, passeio perfeito para quem quer se conectar com a natureza.

As pequenas capelas de Passos da Paixão reproduzem as cenas da Paixão e a subida de Cristo ao calvário, remontam a uma tradição de se fazer Via Sacra fora da Terra Santa. Foram erguidas ao longo do Centro Histórico, a partir de 1729. Até hoje os passinhos são usados nas procissões de Ramos e das Dores, durante a quaresma.

Localizada a 190 km da capital mineira, Tiradentes é o lugar ideal para aqueles que buscam tranquilidade, romantismo, beleza, história, cultura e arte.