Cabrália sai na frente e reúne agentes de cultura para tratar da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promoveu na última semana um encontro com agentes de cultura da cidade para tratar da LPG (Lei Paulo Gustavo). O auditório da Secretaria ficou lotado de fazedores de cultura, que tiveram a oportunidade de conhecer o programa e esclarecer as principais dúvidas.

Cabrália sai na frente na operação da Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural após os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A cidade já realizou o pré-cadastro dos agentes e espaços culturais e também inscreveu o município no sistema. Após aprovação da proposta pelo Ministério da Cultura, será enviada para a Câmara de Vereadores uma proposta de alteração da lei municipal orçamentária. Em paralelo, serão realizadas as oitivas dos fazedores de cultura para a coleta de informações que basearão a construção de um plano de ação e edital amplo e abrangente.

Durante o evento, o consultor Shaolin Barreto, que atua como assessor técnico em políticas públicas de cultura com ênfase municipalista, músico, mobilizador cultural e conselheiro nacional de política cultural, representando a região Nordeste do país, participou através de uma live e teve a oportunidade de explanar e sanar com clareza as dúvidas dos presentes, como quem pode ter acesso aos recursos financeiros, quantos projetos cada CPF pode inscrever, entre outras.

O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Paulo César Magalhães, avaliou o primeiro encontro com os fazedores de cultura um grande sucesso. “Cabrália é a primeira cidade da região a reunir os fazedores de cultura e dar início a esse processo que irá ajudar no desenvolvimento das práticas e políticas públicas de incentivo ao setor”, afirmou o secretário, destacando que o Prefeito Agnelo Santos determinou empenho de toda a secretaria no apoio aos agentes culturais e às ações relacionadas à LPG.