Com forte identidade organizacional, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Governador Valadares, segue na educação de vanguarda no Brasil.

Desde 1941, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição (CFIC), pertencente à Rede Clarissas Franciscanas, se dedica à formação acadêmica e humana de crianças e  jovens, tendo sempre como base os princípios cristãos da ética e do espírito de família, oferecendo uma proposta de ensino diferenciada. Durante seus 78 anos de existência, o colégio sempre inovador e em seu propósito de desenvolver valores essenciais através de um amplo repertório acadêmico, prepara seus estudantes para que estejam aptos a enfrentarem os complexos desafios em diferentes tempos e contextos históricos, de forma digna, saudável, ética e moral.

Atualmente, o CFIC possui parceiros de primeira grandeza no cenário nacional, a considerar Poliedro, excelência em sistema de ensino, com altas taxas de aprovação no ITA e em Universidades Federais pelo Brasil; Evolucional, sistema de simulados das principais avaliações nacionais em escala; Imaginie, plataforma de correção de redações, dentro dos critérios ENEM e Árvore de Livros, plataforma de livros para estímulo permanente de leitura de nossos jovens e Mangahigh, plataforma digital de ensino de matemática por meio de games, que apresenta uma correlação entre o lúdico e a aprendizagem.

Mais uma iniciativa que vem encantando pais e alunos é a parceria com Educate, Bilingual Program by Richmond, que baseia-se no princípio de aprendizado por experiência e é disponibilizada para as crianças da Educação Infantil em 2019 e também para os primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de 2020. Neste programa, é aplicada uma aprendizagem bilíngue sem fronteiras através de abordagem CLIL, em que a segunda língua é integrada aos conteúdos de outras áreas de conhecimento, utilizando ferramentas de blended learning, tais como livros digitais interativos, plataforma LMS e kits de materiais concretos para simulações práticas de conteúdos transdisciplinares.

Ainda dentro deste contexto, para 2020 um dos grandes destaques será o Projeto

Mind Makers, com recursos e metodologias inovadoras que inclui aulas com práticas de programação, coding, e atividades maker. Essas aulas ajudam no aprendizado de uma maneira criativa, prática e lógica de desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. O próprio ambiente onde acontece o Mind Makers já evidencia estas características dos alunos. Em uma sala estruturada e com suporte de plataforma online e kits educacionais de coding, as práticas são desenvolvidas estimulando o trabalho em equipe, a liderança, criatividade, autonomia, comunicação e empreendedorismo.

É neste cenário positivo para a formação humana e curricular das nossas crianças e adolescentes que Gustavo Moretto assume a Coordenação Pedagógica da Rede Clarissas Franciscanas, profissional que vem se especializando em fazer as propostas educacionais teóricas se transformarem em elementos tangíveis no cotidiano dos estudantes. Professor de Biologia e Pedagogo com bastante experiência em sala de aula, conhece muito bem as alegrias e dificuldades dos processos de ensino e de aprendizagem, e por isso, terá o desafio de desenvolver, propostas efetivas, assertivas, inovadoras, motivadoras e participativas para as salas de aula, mantendo todo o Carisma Franciscano originário da casa.

A principal linha de trabalho será na formação de profissionais para o desenvolvimento de aulas com perspectivas didáticas que envolvam professores e  estudantes no processo de interação com o conhecimento. Na escola, há cada vez menos espaço para aulas expositivas e tradicionais. Mas, o conteúdo aprofundado e o desenvolvimento de habilidades precisam ser mantidos, tornando os estudantes protagonistas competentes do ato de aprender e lidar com situações de seu cotidiano com capacidade para transpor conhecimentos escolares.

Moretto acredita que, com estes focos e valores, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição e toda Rede Clarissas Franciscanas continuará traçando um caminho de excelência, para o crescimento e desenvolvimento humanos e científico de seus alunos, itens fundamentais para a formação de cidadãos do século XXI.