Segundo maior evento supermercadista do país será realizado em BH, entre os dias 15 e 17 de outubro

Superminas Food Show 2019 é referência em novidades de produtos e serviços, tendências, desenvolvimento profissional e oportunidades de negócios.

 

BH, Setembro de 2019. Pela 33ª vez Belo Horizonte sedia o Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, a Superminas Food Show. O evento vai reunir supermercadistas e panificadores de toda Minas Gerais, outros Estados e países, e as maiores empresas fornecedoras do varejo supermercadista e panificador do Brasil. As áreas de exposição do Expominas estão praticamente esgotadas, já somando cerca de 500 expositores confirmados. Embora restando poucos espaços a novos expositores e patrocinadores, a expectativa é que os recordes de expositores e visitantes de 2018 sejam superados na edição 2019.

Promovida pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIPÃO), a Superminas é o segundo maior evento do gênero em território nacional. Somente em 2018, o evento reuniu 55 mil visitantes de 650 municípios mineiros e 27 estados nacionais, além de compradores internacionais. Com 484 estandes, um recorde para o evento, a Superminas gerou negócios da ordem de R$ 1,86 bilhão no ano de 2018.

Durante o evento, inúmeras oportunidades comerciais e tendências em serviços e produtos são apresentadas. A Superminas é uma grande fomentadora do crescimento profissional. São cerca de 70 apresentações como palestras, talk shows, workshops, visitas técnicas, oficinas e fóruns na área do evento destinada ao conhecimento.

Relacionamento comercial – Como forma de incentivar as negociações durante a feira, a AMIS e a AMIPÃO realizam a promoção “Negócios e Relacionamentos”. Por meio dela, o comprador que comprovar a compra dentro do evento poderá concorrer a prêmios, inclusive um automóvel. Outro incentivo é a rodada internacional de negócios promovidadurante o evento.

Mega estrutura – Como um dos principais eventos empresariais do estado e do país, a Superminas é dividida em dois pavilhões cuja denominação homenageia os mineiros. O segundo piso, por onde a maior parte do público chega, é denominado “Pavilhão Minas” e o pavilhão do primeiro andar, no mesmo nível das docas, leva o nome de “Pavilhão Gerais”.

Dentro de cada pavilhão, como forma de facilitar e orientar o fluxo de compradores, a Superminas é segmentada também em espaços como: Tecnologia; Raízes de Minas; Cervejas Artesanais e Orgânicos; e o Funcionais e Naturais, no Pavilhão Minas. Já o Pavilhão Gerais abriga os espaços da Cachaça; Vinhos e Queijos; Máquinas e Equipamentos; Internacional e o de FLV – Frutas Legumes e Verduras.

Oportunidade para agricultores familiares – Pelo quarto ano seguido, a Superminas vai abrigar o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), um espaço destinado a pequenos fornecedores da agricultura familiar ou pequenas indústrias. O objetivo é dar a esses negócios aoportunidade de expor e comercializarseus produtos com as redes supermercadistas e padarias. O CMCS é uma parceria com o governo mineiro por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

O Sebrae – MG também participa da Superminas com o programa “Origem de Minas” expondo produtos de empresas com certificado de origem como dos setores de cachaça, café e queijos.

Responsabilidade Social – Um evento de grande porte pode trazer impactos ambientais, mas eles podem ser amenizados. Para isso, a Superminas conta com uma equipe de profissionais que recolhem material reaproveitável, selecionam e encaminham a entidades que trabalham com reciclagem. O evento tem, inclusive, o prêmio Estande Sustentável desde 2016, com o objetivo de conscientizar e valorizar os expositores do evento que investem em ações sustentáveis. Durante o evento, são recolhidos alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para serem repassadas a instituições beneficentes numa parceria como o Programa Mesa Brasil, da Fecomércio Sesc/Senac.  Essas ações socioambientais são executadas pelo Programa Vida, braço social e ambiental da AMIS, coordenado pela Comissão Feminina da entidade.