Nova Diretora do Colégio Regina Pacis comenta sobre o cenário atual da educação no Brasil:

Fale um pouco sobre os principais projetos da Rede Clarissas Franciscanas/Colégio Regina Pacis.

 

A Rede Clarissas Franciscanas está buscando o que existe de mais moderno no mercado da educação para fortalecer cada vez mais o seu projeto educativo.Hoje a Rede Clarissas Franciscanas possui parceiros de primeira grandeza no cenário nacional, a considerar Poliedro, excelência em sistema de ensino, com altas taxas de aprovação no ITA e em Universidades Federais pelo Brasil;  Evolucional, sistema de simulados das principais avaliações nacionais em escala; Imaginie, plataforma de correção de redações, dentro dos critérios do ENEM; Árvore de Livros, plataforma de livros para estímulo permanente de leitura de nossos jovens; projeto Mind Makers, com o desenvolvimento de linguagens de programação e pensamento computacional, despertando e estimulando cada vez mais o raciocínio lógico de nossas crianças e introduzindo a linguagem do século XXI; programa bilíngue na Educação Infantil, colocando nossos colégios na vanguarda da educação no Brasil.

Como você pretende administrar sua gestão para que os dois pilares “Formação e Resultado” caminhem em conjunto?

Esses são dois pilares estão intrinsecamente interligados. O conhecimento é a base para a formação de sujeitos críticos e para o desenvolvimento integral de todas as potencialidades do indivíduo. Para garantir a formação humana e acadêmica de nossos alunos, vou focar no acompanhamento do trabalho da equipe pedagógica de maneira com que seja possível analisar e avaliar constantemente nossos processos pedagógicos. Junto com o corpo docente, buscarei estratégicas eficazes que fortalecem nossos projetos e resultados almejados.

Quais, em sua opinião, são os grandes diferenciais do Regina Pacis?

 

Primeiramente, destaco a grande equipe do Colégio Franciscano Regina Pacis, que é formada por pessoas engajadas e comprometidas que executam suas funções com com muito amor e responsabilidade. São elas as grandes responsáveis pelos nossos demais diferenciais: SOR Pastoral, POP (Projeto de Orientação Profissional), incentivo à pratica esportiva, escolas de iniciação artísticas e esportivas, cantina saudável, sistema de ensino Poliedro, e, por fim, nosso espaço escolar (quadras, laboratório, bosque, sala de ciências humanas, jardim sensorial).

Como analisa a relação tecnologia/escola/conhecimento?

 

A escola não pode ignorar os impactos dos avanços tecnológicos que ocorreram nas últimas décadas que nos fazem refletir e repensar nossas práticas. A tecnologia deve ser uma grande aliada para tornar o processo educativo mais prazeroso, dinâmico, eficiente, inovador e para desenvolver a criatividade dos alunos. Assim, eles poderão ter uma postura crítica frente ao conhecimento, ter autonomia e solucionar os diversos problemas, tornando-se protagonistas de sua própria história.

Como avalia o cenário educacional do Brasil na atualidade e quais são os grandes desafios dos educadores?

Como os demais países, o Brasil enfrenta um momento de grandes transformações, que exige dos educadores repensar os métodos de ensino e como contribuir na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. São muitos os desafios, dentre eles, a implantação da nova BNCC e da reforma do Ensino Médio. Para continuarmos cumprindo seu importante papel, os educadores precisam investir continuamente em capacitação, novas metodologias de ensino, estarem abertos às inovações, sem perder de vista os valores humanos e as exigências da sociedade.