Grupo Gema de Minas amplia atuação no mercado e projeta presença em todas as regiões do estado

Grupo também pretende investir não só em café, mas também em outros produtos.

 

A produção de cafeeira no Brasil bateu recorde no último ano com um crescimento de 37% em relação ao ano de 2017, ultrapassando a marca de 61 milhões de sacas, segundo informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Minas Gerais, estado que está no topo do ranking de maiores produtores de café, o crescimento seguiu o mesmo ritmo. Para o grupo mineiro Café Gema de Minas, com sede em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, a boa safra refletiu em um aumento de 40% no faturamento da organização que está em franco crescimento.

No primeiro trimestre de 2019, o grupo adquiriu sua quarta marca, o Café Montes Claros, na negociação que permitiu um incremento de cerca de 30% nos negócios da empresa. O Café Montes Claros se juntou às outras três marcas que são: Café Gema de Minas, Capelinha e Midiã. Recentemente o grupo também expandiu sua atuação no mercado. Antes presente somente no Norte do Estado, na região dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e no Centro-Oeste de Minas, agora o grupo atua também em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital mineira.

Segundo o diretor do grupo Gema de Minas, Ivan Caldeira, o sucesso do negócio se deve à qualidade do solo e do clima da região. “Nosso café é cultivado em uma região que tem o solo adequado para essa produção. Esse fator somado à condição climática favorável resulta em um café de qualidade” comenta. O diretor também lembra que em leilões de café as sacas mais valorizadas são de origem daquela região.

Ainda segundo Caldeira, há estudos internos que visam atender todo o estado de Minas Gerais em um curto espaço de tempo. Entre as próximas metas do grupo Gema de Minas, também há planos para investir em outros produtos que são mantidos em sigilo pela direção.