A Hotelaria Brasil figura no ranking do Great Place to Work entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, no segmento hoteleiro com 400 a 600 colaboradores. A 26º edição do prêmio recebeu 4.000 inscrições de empresas que, juntas, empregam mais de 2,4 milhões de pessoas.
O levantamento anual da consultoria Great Place to Work é realizado a partir de uma pesquisa quantitativa. Sendo assim, cada empresa candidata deve obter nota igual ou superior a 70% e uma amostra mínima de funcionários participantes, em uma primeira etapa.
Dentre os dados do estudo de 2022, vale destacar que a taxa de rotatividade das premiadas (6%) é 3% menor que nas empresas não premiadas (9%), além de ter um turnover voluntário de 5%, enquanto nas não premiadas essa taxa chega a 12%.
A flexibilidade de horário, local de trabalho e jornada também se destaca nas premiadas: 77% das empresas indicaram possuir jornada híbrido e 87% dispõem de horário flexível para funcionários da organização.
Entre os principais motivos apontados pelos colaboradores para a conquista do prêmio destacam-se oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores. O Índice da Velocidade de Inovação (IVR) também foi indicador importante no ranking, o que mostra que empresas que investem em melhorar sua cultura organizacional e implementar boas práticas focadas nas pessoas também são mais inovadoras.
As empresas são avaliadas a partir de uma pesquisa qualitativa, sendo considerados aspectos culturais, de inovação, resultados do negócio e efetividade da liderança.
Impressões de colaboradores
Valdeli Cunha, Gestor de Pessoas & Cultura (RH), do corporativo de São Paulo, destaca que os critérios que levou a Hotelaria Brasil ser premiada foi o respeito às pessoas, a conduta ética e a liberdade de ação.Responsável pelo desenvolvimento das pessoas em todas as unidades da Hotelaria Brasil, acentua que se sente um profissional valorizado, respeitado e com ricas oportunidades de promover a cultura da organização para vários lugares do país. “Uma cultura de respeito, desenvolvimento e de transformação. Me sinto feliz em fazer parte dessa empresa humana e verdadeira”, completa.
Karol Garrett, Head de Inovação no Rio de Janeiro, afirma que “sem sombras de dúvidas, a Hotelaria Brasil está entre as melhores empresas para se trabalhar porque se importa com as pessoas. “Acreditamos que ao cuidar dos colaboradores, o resultado vem e não o contrário. Para nós é muito importante oferecer um ambiente acolhedor e para que todos estejam felizes e enxerguem aqui um local para cada um construir suas carreiras”, observa.
A Hotelaria Brasil busca extrair o melhor de cada um e oferece estrutura de recursos humanos ativa que ajuda no desenvolvimento dos profissionais e o estilo de liderança, 100% horizontal. Karol disse que o que mais chama sua atenção na empresa é a empatia das pessoas. “Estou muito satisfeita por fazer parte desta família e por tudo que ainda vamos construir juntos”.
Confiança no trabalho da equipe é o critério apontado por Yara Abreu, Gerente Administrativa, há 20 anos atuando Hotelaria Brasil: “Na empresa sou reconhecida como profissional e respeitada como pessoa”, ressalta.
Sobre a Hotelaria Brasil
Atuando há 19 anos no segmento de hospitalidade, administrando empreendimentos upscale, LifeStyle, midscale, econômico, multipropriedade e short-term rental a Hotelaria Brasil é uma operadora hoteleira que oferece um conjunto de soluções para o investidor do segmento, desde a conceituação do produto, assessoria técnica para construção e operação, até a entrega dos melhores resultados. Tudo aplicando habilidades e experiências para oferecer aos investidores uma gestão moderna, que se baseia em transparência, comprometimento e resultado. O portfólio da rede é composto pela gestão hoteleira e de condomínios em empreendimentos, além das áreas de alimentos e bebidas de empreendimentos com restaurantes próprios. Um staff corporativo experiente na indústria hoteleira nacional e internacional garante uma gestão moderna, focada e ágil nas áreas de Operações, Finanças, Distribuição, Vendas, Marketing, E-commerce, Jurídico e Recursos Humanos. Mais informações em: www.hotelariabrasil.com.br
Créditos da foto: Leo Flaiban