Zona da Mata recebe o maior evento de varejo da região

Nos dias 28 e 29 de agosto, Juiz de Fora, na Zona da Mata, vai sediar um dos mais importantes eventos empresariais de Minas Gerais, o 18º Super Encontro Varejista (Sevar). No mesmo local do ano passado, no Terrazzo Centro de Eventos (Avenida Deusdedith Salgado, nº 5.050), bairro Salvaterra, o evento pretende discutir estratégias para o desenvolvimento do varejo na região. Promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o Sevar é composto por palestras, workshop, debates, visita técnica e uma feira de negócios, com os principais fornecedores do varejo da região e de outras localidades do país.

O público-alvo são empresários e profissionais supermercadistas, atacadistas, panificador e do pequeno e grande varejo em geral. O evento tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora e Sindicomércio de Juiz de Fora.

O Sevar é uma oportunidade para debater o momento de restrição do consumo, mas também para que empresários conheçam as ações que deram certo em outras empresas ou regiões.

O vice-presidente regional da AMIS em Juiz de Fora, Álvaro Lage, enfatiza que o momento é de fortalecer relacionamento e buscar atualização sobre o varejo e que o Sevar é propício para os empresários e profissionais da região.

 “O Sevar ganha ainda mais relevância por ser um encontro que propicia, durante as palestras e debates e até mesmo numa conversa informal com colegas do segmento, maior conhecimento sobre o que o cliente busca no dia a dia das nossas lojas. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de propor parcerias que evoluam na direção de atender a esse consumidor mais exigente e com menos dinheiro. Esse é um diálogo que podemos ter com nossos parceiros comerciais durante a Mostra de Fornecedores para que todas as partes sejam beneficiadas: fornecedor, varejo e o cliente final. Para isso, estamos em local e momento certos”, enfatiza Lage.

Em Juiz de Fora, encerra-se a temporada 2019 do Sevar, que atendeu outras regiões do estado como no Centro-Oeste mineiro, realizado em Divinópolis; no Leste, em Ipatinga; no Sul, em Pouso Alegre; no Norte, em Montes Claros e no Triângulo e Alto Paranaíba, em Uberlândia que passou a sediar mais uma edição do Superinter. Agora chega à Zona da Mata.

Oportunidade para pequenos negócios 

Pequenos e microempresários vão ter a oportunidade de participar do Sevar por meio do  Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS). A feira do evento terá um espaço exclusivo para promover a aproximação de pequenos produtores ou agroindústrias familiares com os supermercados. O objetivo é que esses empreendedores se tornem fornecedores do varejo, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e da economia regional.

A seleção dos fornecedores aconteceu no dia 13 de agosto, na sede do SEBRAE (Av. Olegário Maciel, 436 – Santa Helena), em Juiz de Fora, quando todos os empreendimentos, incluindo cooperativas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões tiveram um treinamento e foram avaliados pela AMIS.

O CMCS é uma iniciativa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) em parceria com o governo de Minas por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

AÇÃO SOCIAL

Durante o Sevar, a AMIS desenvolve um trabalho de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem destinados a entidades assistenciais da cidade.  Interessados em doar, basta levar qualquer quantidade de produtos e entregar nos pontos de recebimento durante o evento.

Os donativos do Sevar da Zona da Mata serão destinados à Sociedade Sopa dos Pobres, que serve almoço gratuito a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, em juiz de Fora. Este é um trabalho do “Programa Vida”, que coordena as ações sociais da AMIS.