Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda bate recorde de inscrições

Serão 53 opções de estabelecimentos para aproveitar o evento

Há 4 anos que o mês de novembro em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, chega com um sabor especial. Além do sol brilhante e a deliciosa brisa marítima que anuncia a proximidade do verão, o mês recebe desde 2019 o Festival Gastronômico Esquina do Mundo, um evento que com o passar do tempo tem sido cada vez mais aguardado na região.

Não é por menos. O charmoso destino da Costa do Descobrimento é curiosamente diverso, figurando entre seus cerca de 20000 habitantes moradores de várias localidades do Brasil e do Mundo, daí o nome do Festival. À procura de paz, tranquilidade e recomeços, quem foi chegando foi se apaixonando, enriquecendo ainda mais a cena cultural local.

Essa mistura se reflete na culinária, onde temperos dos mais variados locais encontraram espaço em restaurantes, charmosos bistrôs e até na comida de rua. Além de popular ponto turístico e histórico, Arraial d’Ajuda transformou-se num ponto de referência gastronômico na região, Hoje a localidade sedia a regional Costa do Descobrimento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), fundada no ano passado e realizadora do evento.

Em anos anteriores o Festival celebrou a gastronomia mundial, a culinária portuguesa, e a cozinha fusion, respectivamente. Para 2022, o Esquina do Mundo tem como tema “O Campo encontra o Mar”, uma referência à produção de insumos regionais concentrada nestes dois espaços. 53 estabelecimentos se inscreveram, 13 a mais que o ano passado. Com chefs talentosos e ingredientes de qualidade à disposição, a previsão é que o evento supere mais uma vez as expectativas. Serão 5 categorias para experimentar: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes e também Drinks.

Para além dos pratos e drinks temáticos, o Festival produz em paralelo atividades extras que consolidam e promovem o evento e seus parceiros. Já é tradição os Festins, menus completos em 3 tempos em restaurantes participantes selecionados. Este ano, nos dias 5 e 6 de novembro, estará de volta a Vila do Sabor, stands em espaço aberto onde estarão concentrados os demais eventos do  Festival, como Desafio Gastronômico, Cozinha Show e Cozinha Kids.

Alex di Pasquale, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, comentou sobre os prospectos do Festival: “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado da campanha de inscrições da quarta edição do Esquina do Mundo: 53 estabelecimentos participantes irão movimentar a primeira quinzena de Novembro no nosso paraíso chamado Arraial d`Ajuda! Fundamental será o envolvimento de produtores locais e a conexão deles com os pratos do Festival. Um agradecimento aos correalizadores Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, e a todos os apoiadores”

Também contribiuiu o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa: “A gestão do prefeito, Jânio Natal, aposta na importância do festival gastronômico Esquina do Mundo para Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, bem como, na geração de emprego e renda, posicionando-se como uma das maiores incentivadoras e patrocinadoras do evento, através da Secretaria Municipal de Turismo”.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae destacou: “Ficamos felizes e motivados com o recorde de adesão ao Festival Esquina do Mundo para este ano; revela o empenho das instituições parceiras e dos empreendedores em inovar e se diferenciar enquanto produto, valorizando toda a cadeia produtiva, os pequenos e médios negócios, e o destino como o todo.”

O Esquina do Mundo é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com correalização do Sebrae, Senac e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo. Conta ainda com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia – EGG e TV Santa Cruz e Patrocínio da Cervejaria da Baden Baden.

AGENDA

4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo – O Campo encontra o Mar

Onde: Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Bahia

Quando: 01 a 15 de novembro

Mais informações: @festivalesquinadomundo (Instagram)

Realização: Abrasel

Correalização: Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal de Porto Seguro

Apoio: ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia e TV Santa Cruz.

Patrocínio: Baden Baden