Raízes de Porto Seguro: começou o maior Festival Gastronômico do Sul da Bahia

FESTIVAL-RAIZES-DE-PORTO-SEGURO-SEBRAE
Abertura Oficial do Evento aconteceu nesta quarta 30 de junho na sede do município.

Após uma intensa campanha de aquecimento nas mídias sociais que agitou os setores gastronômico e turístico da região, O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro começa oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho.

Nascido com a proposta de um resgate da influência indígena na culinária regional, o Festival incentivou os chefs e estabelecimentos participantes a proporem criações ou releituras de pratos que fizessem uma junção entre a gastronomia tradicional e contemporânea.

O resultado está disponível no instagram e site do evento, onde foram postados os mais de 90 pratos participantes. O colorido da página já entrega a variedade e beleza das criações, com a participação de desde chefs e restaurantes renomados a estabelecimentos populares.

A abertura oficial do Festival aconteceu no Isla Lounges Porto Seguro, com a participação dos representantes do estabelecimentos e autoridades do setor turístico e gastronômico municipal e também da comunidade indígena Pataxó, que performaram um ritual de purificação e boas energias no início das atividades.

Durante as falas, Alex Pasquale da ABRASEL Costa do Descobrimento prestou seus agradecimentos e ressaltou o privilégio por estar à frente da Abrasel local e destacou que o momento é de união apesar do distanciamento, onde o associativismo se torna ainda mais importante no setor gastronômico e na entidade.

Nanci Costa do SENAC destacou o profissionalismo na execução do evento e a felicidade com a grande adesão dos restaurantes: “O nome é inspirador e mostra que o evento veio para ficar e para oxigenar o setor. O SENAC está à total disposição para auxiliar os restaurantes nos seus processos de profissionalização”, complementa.

O SEBRAE estava representado pelo gerente adjunto Enilvado Piloto e a gestora do Projeto de Turismo Flavia Goroni. Alex Brito, Gerente Regional da entidade falou por videoconferência com os participantes e destacou o significante papel do trabalho coletivo e a importância dos parceiros na composição de um evento de sucesso como o Festival Raízes de Porto Seguro.

Anderson Quaresma, Superintendente de Turismo do município, frisou o papel de força motriz que é Porto Seguro na retomada segura das atividades turísticas. O Prefeito Jânio Natal Ressaltou as ações de combate a COVID-19 realizadas pela Prefeitura e as melhorias de infraestrutura no município e seus distritos, apresentou o projeto arquitetônico e urbanístico de reforma da Passarela do Descobrimento e também parabenizou o setor Gastronômico ressaltando a importância do mesmo para a economia local.

O Festival

As atividades do Festival Raízes de Porto Seguro seguem até o dia 17 de julho e acontecerá em formato híbrido, tanto nos restaurantes quanto via delivery, conforme disponibilidade de cada estabelecimento. O evento contará ainda com uma programação online no Instagram e YouTube do festival, através de uma Websérie com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena.

Estabelecimentos participantes por Local

Porto Seguro

Acarajé Gourmet

Pizza RAO

Abará Gourmet

Restaurante Penny Lane Bar

Clube de Praia Beat Beach

Restaurante Colher de Pau

Restaurante Colher de Pau Lounge

Cabana Mar & Mar

Complexo de Lazer Toa Toa

Portu Gourmet

Vovó Bela Restaurante

Cabana Malibu

Casarão Adega Restô

Resort Arcobaleno

Bentivi

Gallo Praia

Gallo Porto Seguro

Barraca do Gaúcho

Banzé

Pantera Deck Bar

Cabana Macuco Ecológico

Hotel Solar do Imperador

Restaurante Casa da Esquina

Rei do Caldo

Restaurante Porto Geraes

Arraial d’Ajuda

Mr. Pastas

Pousada Cravo e Canela Bistrô

Cajoá Cozinha

Sorvete Amigo

OCTO Cozinha do Mar

Ousado Café Bar

Varanda Mucugê Restaurante

Emporium Bistrô Pousada

Bistrô D’Oliveira

Bistrô D’Oliveira Praia Uiki Parracho

Boteco da Praça

Maré Beach Bar Restaurant

Cabana Arapati

Restaurante Paulo Pescador

Pé Roxo Praia Bar

Trancoso

Pousada e Restaurante Capim Santo

Awê Praia

Gino Gastronomia

Hotel Rio da Barra

Zé Barbudo Lounge Beach Trancoso

Hotel Bahia Bonita

Maion Hotel e Boutique

Caraíva

Pousada e Restaurante Mangue Sereno

Restaurante Casa de Taipa

Restaurante Comune

Tropicália Caraíva

Bar e Petiscaria do Pelé

Pousada Vila do Mar

Koa Pier Bar

Boteco Mangaba

Maré Café

Esfiha Caraíva

BiriBiri Restaurante

A Hamburgueria Caraíva

AGENDA:

Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro.

Onde: Porto Seguro, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Quando: 30 de junho a 17 de julho de 2021.

Realização: Abrasel , SEBRAE, SENAC e Prefeitura Municipal de Porto Seguro-BA.

Site: http://raizesdeportoseguro.com.br/

Instagram: @raizesdeportoseguro

Após uma intensa campanha de aquecimento nas mídias sociais que agitou os setores gastronômico e turístico da região, O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro começa oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho.
Após uma intensa campanha de aquecimento nas mídias sociais que agitou os setores gastronômico e turístico da região, O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro começa oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho.