Da Graça Hotel recebe programação do V Festival de Cinema de Trancoso

Hospedagem de charme criada por mãos nativas e femininas, o hotel se destaca na agenda do evento.

Com programação totalmente gratuita, até o dia 17 de setembro acontece a 5ª edição do Festival de Cinema de Trancoso. A cerimônia de abertura foi no último dia 13 no Teatro L’Occitane, que se tornou palco para prestigiar, homenagear e premiar grandes nomes do cinema nacional e internacional. Entre os homenageados estiveram Ruby O´Fee, estrela de Hollywood, Kevin McGuire, experiente ator da Broadway e professor de atuação da Universidade de Nova York, Luiz Bolognesi, premiadíssimo diretor brasileiro, entre outros, além da pré-estreia mundial do longa metragem “Além de Nós”, do diretor Rogério Rodrigues, com a presença do ator Thiago Lacerda, e a equipe do filme. Filmes atuais como “Medida Provisória”, do diretor homenageado nacional Lázaro Ramos e o “O Fantasminha Pluft” integram a programação oficial.

A agenda do evento está disponibilizada em seu site oficial www.festivaldecinemadetrancoso.com.br. Dentre os cinco dias de atividades, três acontecem no hotel de charme Da Graça: 15, 16 e 17 de setembro. Serão sessões de curtas, oficina, workshop, roda de conversa e a exibição do longa Medida Provisória. A estrutura do hotel garantirá aos presentes a imersão no Festival ao mesmo tempo em que experienciam da verdadeira essência e espírito trancosenses – rústicos, simples e luxuosos: os ambientes do Da Graça possuem uma cuidadosa curadoria arquitetônica focada em peças de artesãos locais, principalmente em barro e madeira, refletindo a cultura da Vila.

O Hotel foi inaugurado no início deste ano, e nasceu pela mão de 3 mulheres de uma mesma família: a arquiteta Mari Grobério, a irmã chef Maria Luiza – que assina o cardápio do café da manhã e do Restaurante, que será inaugurado ainda esse ano – e a mãe Luze Capichaba, a matriarca e artesã local. O nome do hotel é em homenagem à Maria das Graças, mãe de Luze e avó de Mari e Maria Luíza, todas elas nativas de Trancoso.

O Da Graça Hotel participa ainda de uma outra novidade desta edição do Festival: o 2º Circuito Gastronômico de Trancoso, que acontece até o dia 30 de setembro. A proposta é que os restaurantes da vila sirvam pratos inspirados em um filme, personagem ou diretor de cinema. O Hotel participa com o “Lanche de Bolinha”, inspirado nas guloseimas que Dorinha serve à sua cadela bolinha, no clássico Auto da Compadecida. A receita  é criação dos Chefs Maria Luiza Grobério e Thiago Rocha, e será servida no bistrô do hotel das quartas às segundas.  O prato é composto por um cuscuz de tapioca com Leite de Moça temperado, cuscuz de milho com guisado de frango, tapioca invertida de queijo coalho, banana da terra e bacon, pão de queijo com carne de sol amanteigada e acebolada e mingau de milho com coco.

Para além dos 5 dias de evento, o Festival continua durante o mês: os melhores filmes com temática ambiental e indígena serão apresentados nas escolas e exibidos entre os dias 21 e 24, em Caraíva, Nova Caraíva, na aldeia indígena de Xandó, e no dia 28 de setembro em Itaporanga. O Festival de Cinema de Trancoso conta com o suporte dos empresários de Trancoso e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Farmácia Indiana. Toda a programação está disponível no site e nas redes sociais do Festival.